Uma operação conjunta realizada pela ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel) e RPA (Rádio Patrulha Auto) na terça-feira (3), culminou na prisão de um indivíduo e na apreensão de uma espingarda artesanal calibre 28 na região da Guaiaca dos Pretos.
Por volta das 20h20min, os agentes estavam realizando as abordagens no interior de um bar, quando identificaram um veículo Corsa estacionado em frente ao estabelecimento. Ao questionarem os frequentadores sobre a propriedade do veículo, nenhum deles soube responder. Nesse momento, um homem tentou fugir, correndo em direção a uma área de mata próxima ao bar.
A equipe policial iniciou uma perseguição a pé e conseguiu deter o indivíduo, que resistiu às ordens e se mostrou desobediente. Foi necessário o uso moderado de força para contê-lo. Após a contenção, seus direitos constitucionais foram lidos, incluindo o direito de permanecer em silêncio, e ele foi detido.
Questionado sobre o motivo da fuga, o homem ficou em silêncio. Os demais frequentadores do bar informaram às equipes que o veículo era do rapaz que tentou fugir. O Corsa estava trancado, e quando questionado sobre a chave, o suspeito, disse tê-la escondido ao avistar as viaturas aguardadas, recusando-se a revelar o local.
Após conseguirem abrir o veículo, os policiais encontraram em seu interior uma espinga calibre 28, a qual estava modificado, e um cinturão contendo 14 cartuchos, sendo 9 intactos e 5 deflagrados. As equipes levaram o homem até o Pronto Atendimento local para avaliação médica das lesões corporais resultantes da resistência à prisão.
Em seguida, ele foi encaminhado à 03ª Subdivisão de Polícia de São Mateus do Sul, onde foram realizados os procedimentos pertinentes.
A ação policial resultou na apreensão de uma arma de fogo ilegal, controles e munições, além da prisão de acusado por posse irregular de arma de fogo, resistência à prisão e desobediência.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança em manter a ordem e garantir a segurança da população, desencorajando atividades ilegais e protegendo a sociedade contra riscos potenciais.
Com imagem e informações do Portal 97
Comentários